Santa Maria

Março acumula 153 óbitos por Covid-19 e ultrapassa total de 2020

Dandara Flores Aranguiz

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)/

Março de 2021 se estabeleceu, definitivamente, como o mais mortal de todos os meses desde o começo da pandemia no Brasil e, também, em Santa Maria. Depois de superar em apenas 18 dias o antigo recorde, registrado em fevereiro, o mês terminou com impressionantes 153 mortes associadas à Covid-19 na cidade. Os dados são da prefeitura, com base nos comunicados oficiais de óbitos divulgados diariamente. E esse número ainda pode ser maior, já que algumas notificações tem demorado para serem checadas.

Santa Maria terá dois locais para vacinação de idosos a partir de 64 anos no sábado

Com isso, em apenas 31 dias, o mês ultrapassou, sozinho, todo o ano de 2020 em registros de mortes em decorrência do coronavírus. Ano passado, Santa Maria havia registrado 151 óbitos em 8 meses - o primeiro óbito confirmado pelo município foi em 14 de maio. 

No boletim mais recente da prefeitura, divulgado na noite de quinta-feira, foram registrados mais nove mortes na cidade. Já são 413 mortes de moradores de Santa Maria que perderam a vida para a Covid-19, sendo 262 em 2021 e 258 só no primeiro trimestre. 

Santa Maria recebe mais 17.155 doses de vacinas nesta Sexta-feira Santa

Dados do Observatório de Informações em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - que monitora os números da pandemia na cidade e região - indicam, também, que, pelo menos em três ocasiões o mês bateu recorde de mortes diárias: foram nove óbitos em 15 de março, 13 no dia 22 e 17 mortes no dia 25 de março. Antes disso, o número mais alto registrado foi em 22 de fevereiro, com oito óbitos. 

FAIXA ETÁRIA

Ainda conforme dados do Observatório, as mortes de pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos cresceu 625% em março, em relação à fevereiro: foram 29 óbitos neste mês, contra quatro no mês anterior. As mortes entre jovens de 20 a 39 anos também assusta: subiu de uma em fevereiro para seis em março, um salto de 500%. Mesmo tendo a variação menor, de 146,8%, os idosos acima de 60 anos ainda fazem parte do grupo que mais tem registrado óbitos em Santa Maria: foram 116 em março, contra 47 em fevereiro. Diferente da prefeitura, o Observatório contabiliza 151 óbitos em março, pois ainda não recebeu os dados atualizados do Executivo.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM/
Tabela mostra o número de óbitos por faixa etária na cidade em janeiro, fevereiro e março. Dados foram atualizados em 31 de março, antes da divulgação do boletim de quinta-feira. Por isso, número de mortes em março na tabela é menor do que o divulgado pela prefeitura até agora

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Maior remessa de vacinas contra Covid-19 chega em Santa Maria

Total de mortes associadas à Covid-19 em Santa Maria chega a 413 Próximo

Total de mortes associadas à Covid-19 em Santa Maria chega a 413

Saúde